PREFEITURA nas
PREFEITURA nas

Personalidades, famílias e amigos se despedem do deputado estadual Amarildo Cruz

Por Nelson em 17/03/2023 às 18:38:40

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou luto oficial de três dias. Nas redes sociais, Amarildo foi homenageado por deputados estaduais e federais. Amarildo estava em seu quinto mandato como deputado estadual

Reprodução

A confirmação da morte do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), no início da tarde desta sexta-feira (17), deixou familiares, amigos e colegas de política abalados. Nas redes sociais, deputados que dividiam espaço e atuavam ao lado do parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, lamentaram a perda repentina.

Em virtude do falecimento, o governo do estado decretou luto oficial de três dias. "Mais que um parlamentar atuante, ele também era um servidor estadual incansável na defesa dos interesses do Estado que escolheu para viver há mais de 40 anos", informou nota.

Deputados

Nas redes sociais, Pedro Kemp (PT) homenageou o colega de partido.

“Siga com Deus, meu líder, para a bancada eterna daqueles que souberam combater o bom combate. Esteja em paz”, disse o deputado petista no fim da postagem.

Mara Caseiro (PSDB), também se pronunciou. “Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, convivi de perto com o dinamismo e a força do deputado que, assim como eu, sempre lutou pelo desenvolvimento e progresso do nosso amado Mato Grosso do Sul. Amarildo foi um grande defensor das causas sociais e dos direitos dos servidores públicos”, lembrou.

Em sua fala, o deputado Márcio Fernandes (MDB) lamentou dizendo que a perda deixará uma lacuna imensurável na política.

"Amarildo teve atuações de destaque em diversos temas de relevância social, como a habitação, combate ao racismo e meio ambiente", informou na postagem.

A deputada federal Camila Jara (PT) lembrou que o trabalho de Amarildo serviu de inspiração para tua jornada na política.

“Cresci acompanhando o trabalho do companheiro Amarildo, me inspirei na sua luta, lutamos juntos e fizemos uma campanha linda no ano passado”, escreveu em suas redes sociais.

Ainda internado no Hospital da Cassems após um cateterismo, O deputado estadual e ex-governador, Zeca do PT também se despediu do amigo nas redes socais, lembrando quando os dois se conheceram.

"Foi um companheiro leal, um homem determinado, uma pessoa sonhadora. Sempre trabalhou para conquistar espaços em prol da luta por uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária. Por isso, nos deixa como legado o compromisso absoluto com a construção de um mundo melhor", afirmou Zeca.

O deputado federal Vander Loubet (PT), também lamentou a morte do companheiro de partido,

"É uma grande perda. Uma partida prematura, sem dúvida, não só porque tudo aconteceu muito rápido, de terça-feira para cá, mas principalmente porque o Amarildo era uma figura com disposição de sobra para trabalhar pelo Mato Grosso do Sul e pelas nobres pautas que defendia como cidadão e político", lamentou.

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

A Casa de Leis decretou luto de três dias após a morte do deputado. Amarildo será velado na ALEMS, a partir das 20h30 desta sexta-feira (17) até a manhã de sábado (18), em cerimônia aberta.

Trajetória

Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, Amarildo assumiu o posto de deputado estadual na ALEMS por cinco vezes.

Ele foi eleito pela primeira vez em 2006. Depois, em 2010, concorreu à reeleição, ficando como 2Âș suplente em sua coligação. Em 2012 assumiu a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS).

Em 2013, retornou ao Parlamento Estadual, tendo como destaque em sua atuação a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a qual investigou irregularidades nos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para unidades hospitalares de 11 municípios de Mato Grosso do Sul.

Foi reeleito, em 2014, para o terceiro mandato na ALEMS. Como primeiro suplente do PT, em 1Âș de junho de 2021 assumiu pela quarta vez como deputado estadual, após o falecimento do deputado estadual Cabo Almi em decorrência da Covid-19. Em 2022, foi reeleito para seu quinto mandato, participando da atual 12ÂȘ Legislatura como líder da Bancada do PT.

Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS)

Em nota, o MPMS, através do procurador-geral de justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, decretou luto oficial de três dias.

“Lamento profundamente a morte prematura do amigo e Deputado Estadual Amarildo Cruz. Homem honrado, republicano, sempre dedicado as causas públicas, especialmente das pessoas mais carentes. Fará muita falta com sua combatividade, proatividade e seu amor pelo povo sul-mato-grossense. Meus pêsames aos familiares, amigos e todos os parlamentares do nosso Estado.” afirmou o procurador-geral.

Família

A morte de Amarildo foi informada pela família, através de um comunicado publicado nas redes sociais do parlamentar. O irmão do deputado estadual confirmou que Amarildo não resistiu à terceira parada cardíaca, na tarde desta sexta.

Comunicado da morte do deputado

Redes Sociais

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Fonte: G1

Comunicar erro
PREFEITURA nas
PREFEITURA nas

ComentĂĄrios